Como a Meditação Pode Beneficiar o Seu Dia-a-Dia

meditação como fazer

Os benefícios da meditação para o dia-a-dia e como ela pode revolucionar sua vida

MMeditação: certamente já ouviu alguém dizer que a resposta para tudo o que você procura está dentro de si mesmo e que você pode tirar muito proveito do pensamento positivo e da Lei da Atração. E isso é a mais pura verdade. No entanto, a maioria de nós fica esperando que as respostas para as nossas dúvidas, problemas, desejos e ansiedades venham de algum plano superior, de alguma entidade sagrada ou de uma boa alma, disposta a nos ajudar.

Acredite: nada disso vai acontecer. Você terá de aprender a encontrar dentro de si mesmo a solução para os seus problemas e a resposta aos seus pedidos. Mesmo que tenha de procurar nos cantinhos mais obscuros do seu ser. Esteja 100% certo de que, se realmente procurar, se procurar com o desejo de encontrar, vai perceber que está tudo lá dentro, aguardando ser descoberto e pronto a ajudá-lo em tudo o que você necessita.

meditação beneficios a longo prazo

Talvez você tenha de quebrar vários paradigmas para aprender a olhar para dentro de si mesmo em busca de respostas. Talvez tenha de abandonar velhas crenças, começar a se colocar em primeiro lugar (dizendo não aos outros, quando isso for necessário) e compreender todas as suas antagonias (você quer muito uma coisa, mas ao mesmo tempo não sabe se esse desejo é permanente ou passageiro, por exemplo).

“Esqueça de tudo por um momento. Viva e sinta apenas o presente.”

Então, pare tudo o que estiver fazendo agora e vamos começar a trilhar esse caminho de autoconhecimento para influenciar positivamente os nossos dias e as nossas vidas. Respire. Acalme-se. Ouça o bater do seu coração e sinta o ar entrando e saindo de seus pulmões. Silencie os seus pensamentos. Esqueça de tudo por um momento. Viva e sinta apenas o presente.

Para quem acha que é muito difícil simplesmente “desligar” a mente e entrar em um estado de meditação que realmente leve ao autoconhecimento, aqui vai uma dica muito importante: comece por respirar. Sente-se ou deite-se em um local bem tranquilo, onde você saiba que não será interrompido. Permita que o seu corpo fique o mais confortável possível e então comece a respirar e a prestar atenção à sua respiração, até que isso o faça entrar em um estado meditativo.

meditação ansiedade

Talvez no início seja difícil para você simplesmente “desligar” a sua mente e parar de pensar em absolutamente tudo. Mas isso não importa. Se você adotar a técnica da respiração para iniciar a meditação, com o tempo e a prática os seus pensamentos vão começar a se desacelerar e a diminuir, e a sua mente de repente vai se esvaziar por si mesma, permitindo que você alcance a plena consciência do seu próprio eu e aproveite cada segundo desse processo de autoconhecimento.

Você se sentirá equilibrado e alinhado com os seus valores, mesmo diante da loucura do dia a dia.!

Mas agora você pode estar se perguntando: “como é que eu vou me desligar de tudo se a minha vida está um caos? Eu tenho contas a pagar, a minha empresa está demitindo um monte de gente para cortar despesas, eu acho que vou ter de vender meu carro para pagar a escola das crianças, que a cada dia fica mais cara, o dono do meu apartamento quer subir o aluguel de novo, eu estou perdendo meus amigos por estar trabalhando demais”.

A resposta é sim, é possível meditar mesmo com todos esses problemas pairando sobre a sua cabeça. Mais uma vez: isso vai exigir treinamento e disciplina, mas se você se acostumar a tirar esse tempo para si mesmo e a se conectar com o seu eu interior, mesmo que apenas por meia hora ao dia, irá perceber que lidar com todas essas preocupações será muito mais fácil, porque você estará mais centrado e mais equilibrado, em maior harmonia consigo mesmo e com o universo.

Veja Também → O Que é Programação Neurolinguística (PNL) e Como Usar Para Melhorar Nossas Vidas

Dessa forma, você estará se capacitando para tomar as melhores decisões, sentir-se mais à vontade dentro de sua própria pele (adquirindo mais autoconfiança), apresentar um melhor desempenho no trabalho e aprimorar a sua vida social, conciliando tudo isso com todas as suas outras tarefas – incluindo as domésticas e familiares. Em resumo, você se sentirá equilibrado e alinhado com os seus valores, mesmo diante da loucura do dia a dia.

efeitos da meditação no organismo

Portanto, não demore nem mais um minuto para começar. Prepare-se agora mesmo para a sua primeira sessão de meditação e deixe essa energia incrível que vem do universo fluir através de todo o seu corpo. Você pode até utilizar uma música bem relaxante, como o som de ondas do mar ou da natureza, em um volume bem baixinho, só para ajudá-lo a “entrar no clima”.

E sabe de uma coisa? Quando você já estiver craque nas técnicas de meditação, vai descobrir que pode praticá-la em qualquer lugar e a qualquer momento – na hora do almoço,enquanto estiver sentado à sua mesa no escritório, ou até no ônibus ou metrô, quando estiver voltando para casa. E a cada dia se sentirá mais equilibrado, porque meditação e equilíbrio andam sempre juntos.

Quando você começar a sua jornada de meditação, vai se sentir tão grato e satisfeito com o fato de que conseguiu entrar em um estado psicológico no qual está atento ao presente de forma intencional e com um esforço gentil para não julgar a sua experiência, que irá lamentar não ter começado antes.

Você verá o quão maravilhoso é perceber os seus pensamentos, as suas sensações corporais e as suas emoções no exato momento em que eles ocorrem. Com isso, mesmo diante de situações difíceis, você verá que um espaço se abrirá para que você possa fazer escolhas mais conscientes e funcionais, o que automaticamente irá influenciar positivamente a maneira como você lida com os seus desafios cotidianos. Então, não hesite! Medite!