Estresse e a Depressão – Aprenda a Viver de Forma Mais Leve

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Estresse e a Depressão – Como lidar com estes sentimentos?

Se existe uma coisa com a qual quase todo mundo concorda é que uma vida sem estresse é algo utópico. É impossível não sentir estresse no trabalho, nas relações amorosas, familiares e interpessoais e com relação à vida financeira. Podemos sentir os sintomas do estresse em basicamente todos os aspectos da vida. Mas, embora não seja possível eliminá-lo totalmente, existem maneiras e técnicas para aliviar os seus sintomas.

Independentemente do nível de estresse em sua vida, com certeza você gostaria de ter mais tempo para si mesmo, para as suas atividades de lazer, mais tempo para passar com os amigos e familiares ou para praticar um hobby. O que é preciso é encontrar o equilíbrio em suas atividades rotineiras para que prazer o obrigação convivam em harmonia e para que você possa ter uma vida mais tranquila.

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Se você não agir para controlar o problema do estresse diário, isso pode resultar em problemas físicos e emocionais, portanto é melhor fazer alguma coisa agora mesmo e acabar com o mal-estar e o desconforto causado por esse problema tão comum.

Os sintomas mais frequentes causados pelo estresse são a dificuldade de concentração, a ansiedade, a dificuldade para dormir, a irritabilidade e a ausência de desejo de manter contatos sociais com familiares e amigos. Em resumo, quando a pessoa está muito estressada, ela simplesmente só quer ficar sozinha e ter um pouco de tranquilidade.

Se você tem se sentido assim, é hora de tomar uma atitude e começar a mudar a sua rotina, adquirindo mais qualidade de vida e leveza no seu dia a dia. Eis aqui algumas coisas que você pode – e deve – fazer para dominar o estresse e evitar que ele o afete de forma tão negativa.

“Se você não agir para controlar o problema do estresse diário, isso pode resultar em problemas físicos e emocionais, portanto é melhor fazer alguma coisa agora mesmo”

1. Planeje o seu dia e faça tudo mais lentamente
Quem nunca tentou encaixar as atividades de dois dias em apenas um para conseguir dar conta de fazer tudo o que precisa? Pois é, isso precisa acabar. E para isso, você terá de se planejar, priorizar as coisas que são mais importantes e que não podem ser adiadas ou eliminadas e desacelerar o seu ritmo, respeitando o ciclo do seu corpo e da sua mente. Organize-se com a ajuda de uma agenda e livre-se da ideia de que tudo é sua responsabilidade e de que você tem de fazer tudo. Lembre-se: existem pessoas ao seu redor que podem ajudá-lo, portanto não hesite em pedir ajuda.

2. Separe um tempo para si mesmo
Quando você coloca todas as suas tarefas e todas as pessoas da sua vida em primeiro lugar, como mais importantes e prioritárias, o resultado é que acaba se anulando e ficando sem tempo para si mesmo. Lembre-se sempre de que você é a pessoa mais importante do seu mundo, então é preciso se cuidar. Aprenda a reservar um tempo para si mesmo. Marque uma massagem relaxante, vá ao salão de beleza e mude o seu penteado, faça uma limpeza de pele, tome uma ducha ou um banho de banheira bem demorado e, acima de tudo, aprecie a sua própria companhia.

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3. Sinta gratidão
É muito comum nos lamentarmos sobre coisas que não dão certo, pessoas que nos irritam ou situações que não saem como planejamos. Mas muito dificilmente tiramos um minuto para agradecer ao universo por coisas que dão certo e nos fazem sentir felizes e realizados. Então, em vez de se lastimar pelo que não dá certo, aprenda a ser grato pelo que conquista a cada dia – mesmo que sejam conquistas pequenas e passageiras. Reconheça as suas limitações, realce as suas qualidades e transforme reclamações em agradecimentos.

estresse pode causar tonturas

4. Exercite-se
Fazer exercícios não é bom apenas para o corpo. A sua prática também beneficia a mente, uma vez que ajuda a equilibrar as emoções por meio da liberação do hormônio do prazer, a endorfina. Praticar exercícios físicos regularmente o deixará com mais disposição em sua rotina e o fará sentir um bem-estar geral que vai durar o dia todo. E não é preciso se matricular em uma academia para isso. Você pode fazer caminhadas, correr no parque, fazer exercícios aeróbicos em casa, andar de bicicleta e uma porção de outras atividades. Mas lembre-se de sempre dedicar 30 minutos do seu dia aos exercícios, para que eles sejam efetivos.

o que o estresse causa no corpo

5. Adote um hobby
Trabalhar pode ser não apenas uma forma de ganhar dinheiro, mas também um prazer, se você estiver feliz com a sua carreira e o seu emprego. Mas mesmo assim é preciso que você realize atividades em que possa explorar outras coisas de que gosta. Isso o fará se desligar das preocupações diárias e relaxar, o que aumentará a sua sensação de bem-estar. Faça algo que lhe dê prazer, como jardinagem, pintura, aulas de canto, dança ou mesmo atividades de caridade.

6. Tenha uma boa noite de sono
Hoje em dia, não há quem não vá para a cama com o celular na mão e passe algumas horas nas redes sociais ou navegando na internet antes de ir dormir. Mas, por mais difícil que isso possa parecer, é preciso eliminar esse hábito, porque o consumo de informações aumenta o seu batimento cardíaco e o estresse, e isso vai impedir que você tenha uma noite de sono relaxante. E se você não dormir bem, vai se sentir cansado e indisposto no dia seguinte, o que fará com que não consiga ter um bom desempenho no trabalho ou nos estudos, criando um ciclo do qual será difícil se desvencilhar. Portanto, adote uma rotina para a hora de ir dormir. Apague as luzes, desligue a tevê, deixe o quarto bem escuro e, se quiser, coloque uma música relaxante, como sons da natureza, bem baixinho, perto do seu travesseiro. Com certeza essa mudança fará com que você acorde feliz e disposto no dia seguinte, preparado para todos os desafios que tiver pela frente.

7. Alimente-se bem
Evite pular refeições ou comer rápido demais por causa da correria diária. Isso irá fazer com que a sua energia diminua e com que os seus problemas só aumentem. Além disso, uma alimentação inadequada pode provocar problemas de saúde, como dores de estômago e de cabeça, além de irritação e mal-estar em geral. Portanto, procure se alimentar a cada três horas, e escolha alimentos saudáveis, como frutas, nozes, castanhas, vegetais, grãos e fontes de proteína, como laticínios. E uma outra dica importante: coma devagar! Tudo na vida pode esperar, aprenda isso de uma vez por todas.

8. Valorize a sua vida socialsintomas de estresse e ansiedade
Um dos segredos da felicidade é aprender a se desligar do trabalho assim que sair do escritório. E o que fazer no tempo em que não está trabalhando? Uma boa opção é gastar tempo de qualidade com as pessoas que você ama – seus amigos e familiares. Programe passeios, idas ao cinema, piqueniques, jantares ou qualquer outra atividade que permita com que você fique cercado das pessoas que ama. Esses momentos são preciosos, porque você vai rir, relaxar, se divertir e esquecer de todas as preocupações.

9.Pratique a bondade
Ser gentil, caridoso, bondoso, generoso e sentir empatia pelas pessoas são as formas mais preciosas de contato social que você pode ter. Ao tratar todas as pessoas com gentileza e bondade, assim como gostaria de ser tratado, você estará criando um ciclo de energias positivas que fará bem a todos os que estiverem envolvidos nele e o ajudara a aliviar o estresse. Quem não fica feliz ao fazer alguém feliz ou ao praticar um gesto de caridade? Lembre-se: gentileza gera gentileza!