O Que é Programação Neurolinguística (PNL) e Como Usar Para Melhorar Nossas Vidas

Programação Neurolinguística pnl significado

O Significado de Programação Neurolinguística(PNL) e Como Funciona

AProgramação Neurolinguística, ou PNL, é o estudo das nossas experiências subjetivas por meio dos padrões criados pela interação entre o cérebro, a linguagem e o corpo. Ela estuda o funcionamento do cérebro e da mente e a forma como nós criamos os nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos, a fim de nos ajudar a ser capazes de direcionar e otimizar esses processos. Em resumo, a PNL estuda como nós funcionamos e como podemos mudar a maneira como queremos funcionar, por meio do poder da mente.

Através dela, nós temos a possibilidade de mudar a forma como entendemos, sentimos e nos relacionamos com tudo e com todos ao nosso redor e, dessa forma, assumir o controle sobre a nossa mente e a nossa vida de forma geral.

programação neurolinguística para leigos

Tomar o controle da nossa própria mente é algo poderoso e transformador. Embora não tenhamos controle sobre muitas das circunstâncias da vida, podemos determinar o que acontece dentro de nossas mentes. Isso porque somos nós quem decidimos como nos sentimos e como reagimos diante de tudo o que nos acontece, e a nossa base para isso é tudo o que aprendemos durante a nossa vida, como as crenças que herdamos de nossos pais ou as que aprendemos com professores e amigos, além das experiências que acumulamos ao longo dos anos.

“somos nós quem decidimos como nos sentimos e como reagimos diante de tudo o que nos acontece”

Ao utilizar algumas técnicas mentais, é possível mudar a forma como você encara todas as coisas e pessoas, e inclusive a maneira como você lida com o que lhe aconteceu no passado e com o que ainda está por vir. E tudo isso por meio da Programação Neurolinguística (PNL), que vai lhe mostrar claramente o poder de sua mente, em toda a sua dimensão. Você vai perceber como as coisas nas quais acredita podem determinar o seu futuro de forma excepcional, e então será capaz de decidir no que deseja acreditar para transformar o seu destino, colocando-o no rumo que desejar.

Tudo se resume a acreditar nas coisas. Se você acredita que ficará rico um dia, provavelmente irá atingir um padrão de vida muito confortável – o que pode ser chamado de riqueza. Se, por outro lado, você acreditar que nunca conseguirá realizar os seus sonhos, porque não tem as condições físicas, emocionais e financeiras para isso, é muito provável que passará o resto da sua vida lutando apenas para sobreviver, sem usufruir de todas as coisas boas que a vida tem a lhe oferecer se você apenas mudar a forma como pensa.

exercicios fisica quantica ensino medio

Que tipo de vida você realmente deseja levar, o que deve fazer para atingir esse objetivo

A primeira coisa a fazer é identificar alguns padrões e questionamentos mentais. Por exemplo: se você está sempre para baixo, sentindo-se inferior ou sem energia para ir atrás dos seus sonhos, pergunte-se a si mesmo qual o motivo de se sentir dessa maneira. Você vai perceber que, por incrível que pareça, a sua própria mente irá lhe fornecer as respostas que você procura. Pergunte-se a razão pela qual você quer ter uma vida diferente, que tipo de vida você realmente deseja levar, o que deve fazer para atingir esse objetivo e coisas desse tipo, e as respostas virão até você de forma muito clara.

Existe, ainda, uma técnica que poderá lhe ensinar como as coisas ou pessoas afetam a sua vida negativa ou positivamente, e como neutralizar tudo o que lhe faz mal.

programação neurolinguistica pdf

Por exemplo: pense em alguma coisa ou pessoa que realmente o deixa irritado e o faz perder a paciência. Crie essa imagem em sua mente, com todos os detalhes, como se realmente estivesse vendo essa situação bem diante de seus olhos. Em seguida, pense nessa imagem se tornando fosca, perdendo a cor, ficando sem foco e se afastando de você até desaparecer completamente. Agora pense como isso faz você se sentir.
Em seguida, pense em algo ou alguém que lhe faz bem o tempo todo, que lhe traz prazer e lhe proporciona felicidade. Novamente, pense em todos os detalhes, no que está acontecendo na cena, em como as coisas e situações estão se desenrolando. Coloque todas as cores que desejar e achar agradáveis nessa imagem, faça com que ela tenha brilho e movimento, aproxime-se da coisa ou da pessoa que está visualizando, interaja com ela. E mais uma vez pense em como isso faz você se sentir.

Entende o que está acontecendo aqui? Você está, na verdade, compreendendo como pessoas, eventos ou coisas afetam a sua vida e estabelecendo a forma como tudo isso faz com que você se sinta. Ao mesmo tempo, você está exercitando o seu cérebro para que ele aprenda a identificar as situações/pessoas/coisas que lhe fazem bem ou mal e aprendendo a como lidar com elas, distanciando-se ou se aproximando delas.

Veja Também → O Significado de Resiliência e Foco – Seja Imbatível

O mesmo exercício pode ser feito para você aprender a controlar as “vozes” que repercutem em seu cérebro, dizendo que você é limitado ou que não pode fazer isto ou aquilo, ou que não sabe como lidar com determinadas situações ou pessoas. Todas as vezes que ouvir essas “vozes”, imagine que elas se tornam distorcidas, ou engraçadas, ou bem baixinhas, ou mesmo que são faladas em outra língua, até que o que elas lhe dizem não faça mais sentido e não tenha mais nenhum poder sobre você. A partir do momento em que as “vozes” perdem a credibilidade, você recupera o controle sobre as situações e aprende a reagir a elas de maneira positiva e libertadora.

Mais um exercício importante de PNL é reforçar comportamentos que você gostaria de ter. Por exemplo, vamos dizer que você gostaria de ser mais autoconfiante para lidar com as pessoas em situações sociais e profissionais. Mentalize esse sentimento e se concentre totalmente nele, sem pensar em mais nada. Você pode até associar um objeto ou uma cor a esse sentimento, se achar que isso o ajudará a realizar o exercício mais facilmente.

“a PNL o ajudará a desencadear o poder de sua mente e fazer você mudar completamente a forma como tem vivido”

Pense que você está em um lugar agradável, no qual se sinta bem e à vontade, e pense em como seria bom estar cercado por esses objetos e cores com os quais você fez a associação do comportamento que gostaria de adquirir. Imagine a sua felicidade naquele momento, imagine como estaria se sentindo bem consigo mesmo. Sinta essa emoção se espalhar por todo o seu corpo e toda a sua mente. Dessa forma, você estará aprendendo a associar imagens ou cores a sentimentos, e quando vir esses fatores desencadeadores, você se sentirá bem e terá pensamentos e vibrações positivos.

Deu para entender como a Programação Neurolinguística (PNL) o ajudará a desencadear o poder de sua mente e fazer você mudar completamente a forma como tem vivido, começando a sua caminhada rumo a uma vida de felicidade plena e total autocontrole? Então, use e abuse da PNL, ensinando esses truques transformadores à sua mente para que ela responda melhor ao que o mundo lhe apresenta.