O Significado de Resiliência e Foco – Seja Imbatível

foco frases

O real significado de resiliência e foco – Como ser Imbatível

Todos nós já passamos por fases em nossas vidas em que queremos e precisamos dar a volta por cima e começar tudo de novo – seja por causa da perda de um emprego ou de um ente querido, seja por causa de uma separação amorosa, seja por causa de erros cometidos em qualquer área da vida. E todos nós sabemos que isso não é fácil. Mas com a ajuda da resiliência, do foco e da inteligência emocional, é possível recomeçar e alcançar resultados melhores do que jamais se obteve.

Em Psicologia, resiliência é o nome que se dá à capacidade de ser flexível diante de circunstâncias adversas e de aprender com os próprios erros, a fim de não voltar a cometê-los no futuro. Em resumo, a resiliência consiste em saber lidar com o sofrimento e as mudanças, a fim de continuar lutando e trabalhando para alcançar harmonia e equilíbrio na vida, e para mantê-los mesmo nos momentos de dificuldade.

o que e resiliencia

Tem muita gente que tem facilidade de ser resiliente. São pessoas que nunca se deixam abater pelas adversidades da vida. Elas caem, mas logo se levantam e já estão prontas para retomar sua caminhada. Para quem observa de fora, parece que elas nem sequer sofrem com o que lhes acontece de ruim. Mas isso não é verdade. O que ocorre é que elas têm uma alta capacidade de resiliência e foco.

“resiliência é o nome que se dá à capacidade de ser flexível diante de circunstâncias adversas e de aprender com os próprios erros”

No entanto, se você não é esse tipo de pessoa, não há motivos para desespero. A resiliência é algo que se pode desenvolver e em que se pode trabalhar, por meio de processos dinâmicos de aprendizagem. Esses processos vão lhe ensinar a superar as adversidades que se apresentam em sua vida, aprendendo constantemente com elas e otimizando a sua qualidade de vida.

O desenvolvimento da resiliência também passa pelas escolhas que fazemos na busca do autoconhecimento, do autoquestionamento e da autoavaliação, e ainda pela busca de sentido e de significado. Aí, uma vez superada a dificuldade, estamos certos de que saímos daquela experiência fortalecidos, porque adquirimos a compreensão dos obstáculos que tivemos de superar e compreendemos o sentido das dificuldades como oportunidades de mudança e crescimento.

significa foco

Ser resiliente é muito mais do que ser forte e resistente e vai muito além de simplesmente suportar a pressão, a crise e o estresse. Ser resiliente é aprender a ver as crises e intempéries como uma “deixa” para dar a volta por cima.No entanto, é preciso entender que algumas vezes podemos ser resilientes em algumas áreas de nossas vidas, como o trabalho, mas não temos a capacidade de dar a volta por cima em outras, como os relacionamentos amorosos. A boa notícia é que é possível exercitar a nossa capacidade de resiliência, para poder utilizá-la sempre que for preciso, em todos os campos da vida.

Aprender a lidar com essas situações é o segredo para alcançarmos uma vida com mais harmonia e felicidade.

Fatores importantes a considerar quando se está tentando aprender a ser resiliente são administrar as emoções, controlar seus impulsos, ser otimista, desenvolver a autoeficácia, analisar o ambiente, buscar ajuda, encontrar um sentido em sua vida e desenvolver a empatia.

Passar por adversidades não é necessariamente uma coisa ruim. Embora situações críticas de dor e tragédia, como separações, rupturas, conflitos, luto, perdas, decepções e doenças, nos tragam sofrimento, elas são importantes para o nosso processo de desenvolvimento psíquico e emocional. Aprender a lidar com essas situações é o segredo para alcançarmos uma vida com mais harmonia e felicidade.

Mesmo que você tenha tido momentos de extrema dificuldade na vida, com toda a certeza já conseguiu vencer situações em que achava que estava no fundo do poço, ou seja, conseguiu dar a volta por cima, conseguiu sair vitorioso (embora ferido), então você provavelmente sabe que sempre há uma luz no fim do túnel e que sempre é possível recomeçar e retomar a vida de onde parou.

O mais importante nesse processo é nunca se colocar em uma posição de vítima, evitar a todo custo a autopiedade e assumir as rédeas da sua vida. Pare de se lamentar e simplesmente encare a adversidade como mais um fato da vida. Confie em si mesmo e siga adiante, sem olhar para trás, a não ser para comemorar o fato de ter se superado mais uma vez.

resiliencia psicologia

Erga a cabeça, tenha fé. A vida não é um passeio no parque ou um paraíso em que nada vai dar errado e em que tudo sempre terá um final feliz. Isso não existe – e não apenas para você. Isso não acontece na vida de ninguém. Portanto, quando você passa por uma derrota ou um momento de extrema dificuldade, precisa aproveitar essa oportunidade para aprender a como lidar com situações semelhantes no futuro, ou passará a vida inteira caindo nas mesmas armadilhas, sem nunca conseguir avançar.

Veja Também → Como Usar o Poder da Mente e do Subconsciente a Seu Favor

Aproveite cada queda e volta por cima para se reinventar, para crescer e se tornar uma pessoa melhor e mais madura, mais interessante, mais preparada para enfrentar a vida, qualquer que sejam as coisas que estejam para acontecer com você no futuro. E não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda para conseguir se tornar essa nova pessoa – tanto ajuda profissional como a de amigos e familiares. Não há motivos para se sentir fraco ou envergonhado quando a vida lhe dá uma rasteira e você perde o equilíbrio e cai.

“Aproveite cada queda e volta por cima para se reinventar, para crescer e se tornar uma pessoa melhor”

Lembre-se de que tudo é passageiro, e o que fica são valiosos aprendizados. Procure se conhecer melhor, porque isso o ajudará a desenvolver recursos internos que o protegerão na próxima queda ou na próxima curva que a vida der. Aprenda a se amar, independentemente dos motivos que o tenham levado a cair. Relaxe. Todo mundo passa por essas situações na vida. Você não será o primeiro nem o último a chegar ao fundo do poço, mas precisa aprender que não tem de ficar lá quando isso acontecer. Você pode e deve se reerguer e recomeçar.

A vida é feita de ciclos, que começam e terminam sem que nós necessariamente tenhamos controle

Todo esse processo vai exigir resiliência e foco, mas o resultado valerá a pena. A vida é feita de ciclos, que começam e terminam sem que nós necessariamente tenhamos controle sobre eles e sem que estejamos sempre preparados para o que vem pela frente. Por isso, seja grato por todo o aprendizado que vem de suas quedas e entenda que tudo isso faz parte do seu crescimento.