Ele terminou comigo, e agora?

vida de solteiro

Tem gente que só consegue ser feliz quando está em uma relação, mas ficar sozinha não é tão ruim assim

Você tem a impressão de que tudo está indo bem com o seu namorado, a vida esta ótima – vocês têm os problemas da maioria dos casais, mas também têm seus momentos felizes. E mesmo que haja crises de vez em quando, você não acha que elas serão motivo para o fim do relacionamento. Mas de repente vem a bomba: ele diz que não quer mais ficar com você.

Quando isso acontece, nove entre dez pessoas perdem o chão. Parece que tudo sai dos trilhos e que a gente não sabe nem por onde começar a reconstruir a vida. No entanto, se você começar a valorizar as pequenas coisas em si mesma, como as suas qualidades e as coisas que fazem as pessoas gostarem de você, será mais fácil dar a volta por cima e recomeçar. Sozinha ou acompanhada. Eis aqui algumas dicas do que fazer nesses casos.

  1. Não enterre a cabeça na terra, mas chore quando sentir vontade

Não reprima todos os seus sentimentos de tristeza e decepção. Assim como acontece no luto, você pode – e deve – dar vazão aos seus sentimentos de perda, porque esse é o primeiro passo para superar a ruptura e deixar tudo enterrado no passado. Se você se negar essa fase de elaborar a perda, ela ficará reprimida dentro de você, e as consequências podem ser terríveis a médio e longo prazos.

 

  1. Passada essa fase, saia de casa

Quando conseguir parar de chorar e de sentir dó de si mesma, está na hora de retomar a sua vida social. Se você agora só tem amigos em comum com ele, faça novas amizades. O trabalho é o melhor local para começar, porque você passa o dia todo com aquelas pessoas e certamente tem gostos em comum com muitas delas. Então, marque um drink para depois do expediente e vá se divertir.

 

  1. Poste fotos suas com os seus novos amigos no Facebook

Não precisa parecer que é a pessoa mais feliz do mundo e que está vivendo “la vida loca”, até porque nem ele, nem as pessoas que a conhecem de verdade vão acreditar que isso está acontecendo. Mas poste fotos em que está se divertindo, para que ele veja que você não está em casa, chorando pela relação que acabou. Nem é preciso dizer que o excluir do Facebook não é uma boa ideia, não é?

 

  1. Tenha uma rede de amigos para lhe dar apoio

Esses amigos vão lhe ajudar tanto a passar pelos momentos mais difíceis, quando você quiser ligar para ele ou bater na porta da casa dele, por exemplo, como serão úteis para ajudar você a se reerguer e retomar a sua vida normal, saindo com você, conversando, rindo etc. Os amigos são, na verdade, uma das partes fundamentais no seu processo de recuperação.

vida e amigos

 

 

 

 

 

 

  1. Resista à tentação de jogar fora tudo o que ele te deu

Essa é a primeira reação de qualquer mulher quando um relacionamento acaba: rasgar as fotos em que aparece com o ex, jogar fora os presentes que ele lhe deu e queimar cartas de amor. Mas acredite: se você fizer isso, vai se arrepender para o resto da vida. Essas coisas, assim como o seu ex, fazem parte da sua história. Você não pode simplesmente apagá-las da sua vida. No futuro, haverá um momento em que você será capaz de olhar para tudo isso com ternura e de perceber o quanto cresceu com essa relação.

 

  1. Entenda que a relação não terminou por sua causa

Quando um homem quer terminar uma relação, seja por qualquer motivo, ele vai terminar. Não faz a menor diferença se você é a garota mais bonita e mais legal do planeta. É assim que os relacionamentos funcionam: eles começam e terminam. Portanto, não se culpe. Tire de sua cabeça a ideia de que ele foi embora porque você fez alguma coisa errada. Você pode até ter feito, e ele também, mas é assim que as coisas são. Perdoe-se.

 

  1. Respeite a vontade dele

É claro que quando o relacionamento acaba, o instinto mais apurado que temos é o de continuar telefonando, mandando mensagens, indo à casa dele, deixando recados. Isso se chama negação. A gente não quer acreditar que a relação acabou. Mas, mesmo que depois de um tempo o contato seja retomado, é importante respeitar a decisão e a vontade dele neste momento. Isso quer dizer: não ligue, não mande mensagem, não faça contato. Deixe ele ser livre.

 

  1. Faça o possível para levantar o seu astral

Vale mudar o penteado ou o guarda-roupa, fazer uma viagem, começar aquele curso de cerâmica ou violão que você estava adiando por anos, realizar trabalho voluntário, redecorar a sua casa. Não importa. Contato que a atividade faça você se sentir positiva e de bem consigo mesma, vá em frente!

Veja Também → Será que Sou Infeliz? Os 7 hábitos mais comuns de pessoas infelizes

  1. Dê um tempo para começar a namorar de novo

Enquanto não tiver plena certeza de que superou a relação que terminou, procure não namorar ninguém. Pode sair e ficar, mas nada mais sério que isso. Porque se ainda houver resquícios do relacionamento que terminou na sua vida, você vai começar a fazer comparações e pode até cometer os mesmos erros, e as chances de fracasso serão grandes. Então, trabalhe na sua total cura antes de voltar ao mercado à procura de um novo amor.

 

  1. Se ele tiver uma recaída, resista!

Assim como acontece com você, ele com certeza também tem saudade, fica querendo te ver, sente falta de ter alguém com quem possa dividir as coisas – e a cama. E por tudo isso ele também pode ter uma recaída e te procurar para “matar a saudade”. Resista, amiga! Porque uma noite apenas com ele pode jogar por terra todo o progresso que você fez até agora. Então, pense no quanto está sendo difícil esquecê-lo e refazer a sua vida e, muito educadamente, mande-o passear.

vida

Quando você tiver percorrido todos os processos de cura interior, vai perceber que a vida pode ser tão boa se você estiver sozinha como se estiver em um relacionamento. E isso certamente vai lhe dar a melhor base para tomar a decisão do que fazer em seguida.