SwáSthya ou Método DeRose – Qual Yoga é melhor?

yoga posições

As práticas do Yoga SwáSthya e do Método DeRose são muito populares e se intercalam em metodologias e exercícios

Quem pratica Yoga sabe que, mais do que uma atividade de física, ele é também um estilo de vida, e vários métodos foram desenvolvidos tanto no Brasil como no Exterior para a sua realização. Aqui nós vamos falar sobre as diferenças e as semelhanças do Yoga SwáSthya e do Método DeRose, para que você escolha a técnica que melhor se adapta ao seu estilo e às suas necessidades.

O Yoga, prática indiana de mais de 5.000 anos, é um conjunto de conhecimentos que visa a harmonizar o corpo e a mente por meio de técnicas de respiração (conhecidas como pranayamas), posturas de Yoga (ásanas) e meditação. A palavra Yoga vem do sânscrito “Yuj”, que significa unir ou integrar.

yoga benefícios

A técnica SwáSthya é uma das teorias filosóficas indianas milenares do Yoga, e aborda um ângulo mais naturalista. Ela descarta o misticismo e o espiritualismo, e é muito parecida com o Yoga Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya, modalidade extremamente técnica e que contém todos os elementos que são a base das outras formas de Yoga. O termo sânscrito SwáSthya significa autossuficiência, saúde, bem-estar, conforto e satisfação.

o Método DeRose nada mais é do que a sistematização Yoga SwáSthya. Criada pelo Mestre DeRose, professor brasileiro de Yoga, na década de 1960, essa modalidade é muito popular por aqui, e também já foi disseminada por outros dez países. A sua principal diferença em relação ao Yoga SwáSthya é que ela aborda também atividades culturais.

No que diz respeito ao seu conteúdo técnico, o Método DeRose e o SwáSthya são muito semelhantes. Se preferir optar pela técnica simplificada do Método DeRose, saiba que os movimentos do SwáSthya estarão embutidos nas atividades que fará.

yoga historiaO SwáSthya é um Yoga integral, que teve início milhares de anos atrás, e, dessa forma, é mais autêntico, representando uma estirpe muito mais ancestral que o Yoga clássico. Esse Yoga milenar tem três características: sua prática é muito completa, ele introduz conceitos das regras gerais de execução do Yoga e reintroduz a execução sem repetição, com conexão dos movimentos, o que lhe proporciona fluidez na coreografia.

Para muitos, o SwáSthya é o melhor Yoga que existe, por ser o mais completo. Ele engloba as metodologias Ásana, Rája, Bhakti, Karma, Jñána, Laya, Mantra e Tantra, e também muitos elementos que ajudaram a criar formas mais modernas, como Hatha, Kundaliní, Kriyá, Dhyána, Maha, Suddha Rája, Ashtánga e Yoga Integral,entre outras.

Por não abordar o misticismo e por ser tão dinâmico, o Yoga SwáSthya é mais indicado para pessoas realizadoras e que apresentam raciocínio lógico. Ele respeita e valoriza o corpo do praticante, além de sua beleza e saúde, seus sentidos e prazer. A liberdade é total, e esse método é tântrico, ou seja, proporciona um caminho espiritual, de reconexão do praticante consigo mesmo e com os outros.

Já o Método DeRose consiste em novas coreografias, que se seguem harmoniosamente, com inspiração nos movimentos do SwáSthya. Ele fornece ao praticante a liberdade de continuar evoluindo de forma independente nos movimentos e na respiração ao se exercitar, desde que a regra geral tenha sido incorporada.

yoga origemO Método DeRose é, na verdade, formado por vários conceitos e técnicas, e apenas estas últimas têm sua origem no Yoga antigo. Sua principal característica é a estrutura dinâmica e alegre de todas as atividades culturais envolvidas, já que ele constitui uma cultura que o praticante deve incorporar à vida, à profissão, à prática esportiva, à família e às relações com os outros.

No que diz respeito à sua filosofia, tanto o SwáSthya como o Método DeRose buscam inspiração diretano Yoga Dakshinacharatántrika-Niríshwarasá. Seu principal objetivo é levar o praticante a obter alta performance e melhorar sua qualidade de vida, com conceitos que se fundamentam na construção de boas relações interpessoais, na alimentação equilibrada e na boa forma física.

Veja Também → O Significado de Mindfulness – Atenção Plena

Nos dois casos, as técnicas incluem exercícios de reeducação respiratória e redução do estresse, atividades para aumentar o tônus muscular e a flexibilidade e procedimentos que levam ao aprimoramento da descontração e da concentração.

Dessa forma, podemos concluir que, enquanto o Yoga SwáSthya é mais tradicional, contendo todas as bases do Yoga, o Método DeRose é uma mistura eclética de conceitos e técnicas. Agora que já conhece as principais diferenças entre as duas metodologias, escolha a que melhor atende as suas necessidades e comece a sua jornada rumo a uma vida melhor com a prática do Yoga.