Meditação Matinal – Como Fazer e Quais Seus Benefícios

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Prática revitalizadora da meditação ajuda a iniciar o dia com energia e até combate a depressão

Como usar a meditação matinal – As coisas que estão em sua mente e nas quais você se concentra assim que acorda de manhã podem influenciar o resto do seu dia positiva ou negativamente. Por isso, é importante estimular os pensamentos positivos e as sensações de prazer e bem-estar logo cedo, para evitar indisposição, ansiedade e estresse. E nada melhor do que a meditação matinal para proporcionar esses benefícios.

A experiência da meditação é sempre gratificante, então mesmo que seja necessário acordar alguns minutos mais cedo, vale a pena reservar um tempo logo no início do seu dia para se harmonizar e se preparar para os desafios do trabalho e das outras tarefas rotineiras. Já foi inclusive comprovado em estudos científicos que a meditação matinal ajuda a combater a depressão e aprimora as defesas do sistema imunológico.

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Não existem regras ou requisitos específicos para meditar. Basta que você se sinta confortável e se concentre no seu interior. Esse ritual matinal é uma experiência pessoal e íntima, e você deve realizá-lo da forma como se sentir melhor – no quarto ou em outro ambiente, de olhos abertos ou fechados etc. O importante é que no final você esteja sentindo mais disposição e tranquilidade. No entanto, recomenda-se que se faça a meditação sentado.

A meditação matinal deve incluir alongamentos, controle da respiração e uma leve massagem nos pés, nas pernas, nos quadris e nos braços. Você também pode massagear a cabeça, em movimentos suaves e até com pequenas batidinhas, para ativar todas as áreas do cérebro. Sinta-se livre para usar a criatividade e a intuição durante esse seu momento – não há restrições nem certo ou errado. Vale até colocar uma música relaxante ao fundo.

Uma dica é começar concentrando-se em todas as partes de seu corpo, desde os dedos dos pés até chegar à cabeça. Sinta a energia fluindo pelo corpo à medida que respira e mentaliza coisas boas, sensações e imagens positivas, bem como sentimentos que lhe proporcionem prazer, e deixe-se invadir pelo bem-estar e relaxamento.

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Embora não haja um tempo mínimo ou máximo para a meditação matinal, tente reservar pelo menos 30 minutos para esse ritual. No final, agradeça pela vida e por mais um dia que se inicia, mentalizando tudo o que deseja que aconteça no decorrer do dia, não apenas para você, mas para as pessoas que ama e para o mundo.

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Quando terminar, abra a janela e deixe a luz invadir o ambiente e o seu corpo. Respire profundamente e sinta a alegria se espalhar, preparando-se para dar início à sua rotina diária. Se puder, tome um banho antes do café, para despertar totalmente. Tente ingerir alimentos leves, mas não deixe de se alimentar adequadamente – não se esqueça de que o café da manhã é a principal refeição do dia, devido à energia que fornece ao seu corpo.

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Agora que você já conhece os benefícios da meditação matinal, incorpore essa prática revitalizadora à sua rotina, lembrando-se de que os primeiros minutos do seu dia fazem toda a diferença em sua vida, e que por isso é importante que eles sejam agradáveis e energizantes, preparando você para tudo o que vier pela frente e jogando a depressão e o desânimo para escanteio.