Meditação para Dormir – Técnicas e benefícios

meditação para dormir cura

Meditar à noite, antes de ir para a cama, ajuda a aliviar o estresse e a combater a insônia, além de outros males

Como usar a meditação para dormir – Depois de um dia longo e estressante no trabalho ou nas rotinas caseiras e de estudos, tudo o que a gente mais quer é chegar em casa, relaxar e ter uma noite de sono revitalizante, para enfrentar tudo de novo no dia seguinte. Mas não é fácil desacelerar e simplesmente “se desligar” do mundo. Por isso, a prática da meditação é altamente indicada antes da hora de ir dormir.

meditação para dormir melhor

Entre os benefícios da meditação noturna estão a estimulação do sono e redução do estresse e da ansiedade, além da redução do risco de problemas como dor de cabeça e até mesmo artrite e refluxos gastrointestinais. Além disso, a prática pode fazer com que você acorde mais disposto.

Uma mente agitada é o suficiente para nos manter acordados a noite toda. Como a energia do organismo se revigora com o sono, uma noite em claro geralmente resulta em irritabilidade, ansiedade e até depressão – especialmente se não conseguimos dormir bem por várias noites seguidas.

Como ocorre com a meditação de forma geral, não existem regras para meditar antes de ir dormir. Basta que você se sinta confortável e esteja em um local calmo e que lhe proporcione a oportunidade de se desconectar do mundo ao seu redor. Se precisar de inspiração, aqui vão algumas dicas de como começar.

meditação para dormir em paz

Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas e as costas retas. Pode ser na sua cama, no sofá ou mesmo em uma almofada no chão. Feche os olhos e comece a inspirar e a expirar lentamente, e em seguida passe a respirar mais profundamente, até sentir cada parte do seu corpo relaxando.

Logo no início da meditação, faça uma prece de agradecimento por todas as coisas boas que lhe aconteceram durante o dia. Em seguida, comece a mentalizar relaxamento para todo o corpo, começando pelos pés. Você irá perceber uma sensação de leveza passando por seus pés, pernas e tronco, até chegar à cabeça.

Veja Também → Crossfit: o que é, benefícios, para iniciantes, exercícios, emagrece?

Aos poucos, vá esvaziando a sua mente, deixando todos os pensamentos de lado. Para isso, vale se concentrar na imagem de um local tranquilo ou em uma cor que o faça sentir mais tranquilo. Se preferir, coloque uma música suave ao fundo. Não permita que nenhum pensamento se infiltre em sua mente nesses instantes. Concentre-se no que estiver mentalizando até que esteja se sentindo totalmente desconectado do mundo.

meditação para dormir bem

Permaneça nesse estado de meditação por alguns minutos – embora não haja um tempo determinado para a prática, o ideal é meditar por pelo menos meia hora. Depois, abra os olhos devagar e vá direto para a cama, porque você estará pronto para dormir e ter uma noite de sono revigorante. Uma vez que a mente está relaxada, todo o seu corpo estará preparado para o descanso noturno também.

A prática da meditação antes de ir dormir é mais eficiente do que qualquer medicamento para estimular o sono. E de quebra ainda ajuda a prevenir outros males para a saúde, como estresse e depressão, além de estimular sensações de bem-estar e restabelecer o seu equilíbrio.