O Significado de Mindfulness – Atenção Plena

mindfulness livro

Focada no corpo e em tudo ao seu redor, a mindfulness está se tornando cada vez mais popular

Muito além do que simples meditação, a mindfulness, ou atenção plena,implica transformação do estilo de vida e da visão que temos do mundo ao nosso redor. Essa prática é um estado psicológico que nos permite concentrar o máximo possível em nosso corpo, nossas memórias e tudo o que nos cerca – inclusive as sensações e os movimentos.

Essa evolução da meditação tem algumas diferenças da prática convencional, e pode ser exercitada de forma dinâmica, mas o objetivo é o mesmo – obter o equilíbrio e a paz interior.

Mais antiga que o budismo, a mindfulness é, na verdade, uma evolução natural do próprio cérebro, que nos leva a um estado meditativo espontâneo, proporcionando experiências naturais em estados de consciência alterados.

mindfulness exercícios

Assim, a mindfulness pode ser entendida como uma combinação do interior com o exterior, com o objetivo de levar ao equilíbrio da mente e de nos fazer enxergar o melhor de nós mesmos. Esse estado de atenção plena pode ser acionado o dia todo, seja qual for a atividade que estivermos exercendo.

Por exemplo: se estivermos comendo algo,a mindfulness pode ser usada para nos ajudar a realmente saborear o alimento, sentindo sua textura, apurando seu sabor e aproveitando cada segundo dessa experiência.

Veja Também → Meditação para Dormir – Técnicas e benefícios

Por isso é que a prática da atenção plena pode tornar as situações mais corriqueiras da vida em momentos de prazer, tranquilidade e paz interior. A mindfulness também promove e facilita uma transformação em nossas vidas, para que passemos a enxergar as coisas de forma mais positiva e otimista, deixando de lado a negatividade e os julgamentos.

Mas como é que se pratica a mindfulness? Bem, tudo o que precisamos é encarar cada momento com foco e muita concentração, para que possamos extrair todas as sensações possíveis, a fim de alcançarmos a paz em tudo o que fazemos.

como praticar mindfulness

“a mindfulness pode ser entendida como uma combinação do interior com o exterior, com o objetivo de levar ao equilíbrio da mente e de nos fazer enxergar o melhor de nós mesmos.”

Com o tempo, essa prática nos ajudará a olharmos para dentro de nós mesmos a fim de entendermos como nos sentimos diante de todas as situações. Dessa forma, a mindfulness acaba sendo uma forma de deixarmos de agir automaticamente, movidos pelo hábito, para que passemos a nos concentrar mais em todas as nossas experiências.

A fim de tornar a mindfulness uma prática diária em sua vida, é importante que você entre nesse estado de alerta ou atenção plena logo cedo, assim que acordar. Sente-se na cama, respire e inspire com profundidade, prestando atenção no que está ocorrendo – o ar entrando e saindo de seus pulmões, o ruído de sua respiração, a sensação de relaxamento.

O importante é lembrar que tudo é importante – cada ato, cada gesto, cada sensação devem ser sentidos e vividos com intensidade.

Se você se acostumar a usar a mindfulness para prestar atenção às pequenas e simples coisas da vida, como se vestir para sair ou tomar um longo e relaxante banho, aprenderá a mentalizar o seu dia com mais eficiência, curtindo cada momento e apreciando as coisas com as quais a vida lhe presenteia.