Como Praticar Meditação Mindfulness em Simples Passos

mindfulness exercicio

O Que é Meditação Mindfulness e Como Fazer

O

termo Mindfulness é usado para uma técnica de meditação – Uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida para o português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena” e que descreve um estado mental de controle sobre a capacidade que temos de nos concentrar em experiências, atividades e sensações do presente.

A Mindfulness se tornou popular nas grandes empresas entre funcionários que buscam alívio para o estresse do dia a dia, além de tentar encontrar uma maneira para os ajudar a melhorar suas capacidades mentais e, consequentemente, sua produtividade no trabalho.

A meditação é a principal ferramenta utilizada para atingir esse estado mental. Algumas técnicas dessa prática oriental levam o indivíduo a se concentrar em determinada  um período de tempo, como um objeto ou suas próprias funções corporais: a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo.

Nesse exercício, é fundamental se concentrar de forma plena, aberta e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou a sensação observados. A intenção é meramente “viver o momento presente” daquela situação ou coisa.

A meditação para atingir a mindfulness é praticada principalmente entre os budistas. No entanto, essa técnica passou a ser objeto de estudo da medicina e da psicologia comportamental, uma vez que é realmente efetiva para a redução do estresse.

De acordo com a Academia Brasileira de Mindfulness, o aumento da criatividade, a expansão da memória e a rapidez em obter respostas estão entre as diversas melhorias na qualidade de vida da pessoa que pratica essa meditação.

Atualmente, já existem empresas de consultoria especializadas em oferecer treinamentos baseados nas técnicas de mindfulness para profissionais, e também para pessoas que considerem ter dificuldades de concentração ou que enfrentam situações de estresse em seu dia a dia.

Basicamente, a mindfulness é uma forma de se concentrar no aqui e no agora, de modo a viver e perceber plenamente todas as sensações e emoções que as atividades diárias nos proporcionam. É uma maneira de fazer com que cada pessoa viva completa e integralmente tudo o que está acontecendo no presente, e que aprenda a lidar com todas as situações para eliminar o máximo de estresse possível de sua vida.

Quer ver um exemplo bem comum? Quando você está fazendo uma refeição, seja em casa, seja no trabalho, você com certeza desvia a sua atenção para o telefone celular, uma tevê ligada ou qualquer outro objeto que tire a sua concentração do mero ato de se alimentar. Muito raramente você vai comer sentindo apenas as sensações que o alimento lhe proporciona. Será que se você pensar no que comeu no almoço hoje conseguirá se lembrar das cores, sabores e texturas dos alimentos que ingeriu?

Veja Também → Como a Meditação Pode Beneficiar o Seu Dia-a-Dia

Pois é, essa é exatamente a ideia por trás da mindfulness, que propõe a realização de exercícios de concentração para que o indivíduo aprenda a prestar atenção apenas e tão somente no agora, em qualquer que seja a atividade que esteja sendo realizada no momento presente —alimentar-se, tomar banho ou praticar exercícios físicos.

Dessa maneira, a prática e a utilização das técnicas de mindfulness irão tornar as pessoas mais focadas e concentradas em suas vidas e tarefas rotineiras, além de lhes proporcionar maior criatividade, mais satisfação pessoal e profissional, uma saúde mais equilibrada e uma maior sensação de relaxamento e de felicidade.

Entre os benefícios que a prática da meditação de mindfulness oferece, podemos citar a experimentação de realmente viver o presente, a intensificação das experiências que estão sendo vividas naquele momento, a diminuição do estresse e da pressão e o alívio de seus sintomas, o gerenciamento e um maior controle das emoções, o alcance da felicidade e do bem-estar plenos em todas as áreas da vida, a vivência plena das emoções (quaisquer que elas sejam), a capacidade de entrar em contato consigo mesmo, o importante desenvolvimento da autoestima e da autoaceitação, o aprimoramento da capacidade de tomar decisões mais maduras, conscientes e assertivas, o desenvolvimento de mudanças cerebrais positivas, a melhoria da memória e da performance pessoal em qualquer atividade que se pratique e o relaxamento do corpo e da mente. Cada pessoa consegue alcançar níveis diferentes de cada um desses benefícios com a prática da mindfulness.

Não há necessidade de procurar escolas ou academias ou mesmo profissionais que lhe ajudem a entrar nesse estado de mindfulness. Para isso, basta aprender alguns exercícios simples, que o ajudarão a alcançar esse estado de consciência plena e a melhorar a sua qualidade de vida de forma geral. Confira aqui algumas atividades que você pode adicionar à sua rotina.

mindfulness significado

Entre em contato com a natureza

Um excelente exercício de mindfulness é apreciar a natureza em sua essência e com todos os seus sentidos. Tire um tempo do seu dia para ficar ao ar livre e aproveite esses momentos para respirar profunda e pausadamente, apreciando o ar puro, sentindo o ar entrando e saindo de seus pulmões, concentrando-se na beleza da natureza, nas cores das folhagens e plantas, nos cheiros das plantas, nas suas texturas e em todas as outras sensações que o meio ambiente possa lhe proporcionar.

como praticar mindfulness

Viaje

Quando estiver fazendo uma viagem, tente entrar em contato com a cultura local, assim como visitar os pontos turísticos, observar as cores, saborear a culinária e tentar aprender um pouco dos costumes dos moradores da região. A ideia é sentir como se você fizesse parte daquele ambiente e viver intensamente todas as maravilhosas e ricas experiências que uma viagem pode lhe oferecer.

mindfulness meditação

Pratique esportes

Você também pode desenvolver as técnicas de mindfulness ao praticar qualquer tipo de atividade física ou esporte. Quando estiver fazendo isso, tente sentir intensamente a adrenalina correndo em suas veias e tenha consciência dos movimentos que seu corpo realiza. Aproveite as sensações e o bem-estar que essas atividades com certeza poderão lhe proporcionar.

Medite

Meditar é sempre um excelente exercício, e é ideal para ajudá-lo a entrar em um estado de mindfulness. Quando for praticar a meditação, procure um ambiente confortável e no qual não haja qualquer tipo de ruído ou interrupção. Sente-se ou deite-se de forma relaxada, com as pernas cruzadas ou estendidas. Em seguida, feche os olhos e deixe seus pensamentos fluírem naturalmente. Tente eliminar o máximo de pensamentos possível de sua mente. Respire pausadamente repetidas vezes até que consiga esvaziar sua mente de qualquer pensamento. Entre em contato consigo mesmo e com o seu “eu” interior.

Se você ainda não é um praticante das técnicas de meditação mindfulness, comece agora mesmo e veja como esses exercícios poderão aumentar a sua qualidade de vida de forma excepcional.