Ansiedade – Como Combater os sintomas da ansiedade em 10 simples passos

sintomas de transtorno de ansiedade

Ansiedade: O que é e como combater os sintomas rapidamente

quem convive com os sintomas da ansiedade sabe que tudo é mais difícil e consome mais energia do que para aqueles que não sofrem com esse mal. A ansiedade atinge milhões de pessoas no mundo inteiro, diariamente, mas a boa notícia é que existem formas de tratamento para que se encontre algum alívio.

Controlar a ansiedade e os seus sintomas não é um processo fácil e direto, mas um trabalho de longo prazo, porque a doença não pode ser tratada da noite para o dia. Portanto, se você sofre com esse problema, comece agora mesmo a lutar contra ele e a integrar táticas de proteção ao seu dia a dia.

“se você sofre com esse problema, comece agora mesmo a lutar contra ele e a integrar táticas de proteção ao seu dia a dia”

Algumas das coisas que se podem fazer são bem simples, enquanto outras vão exigir mais energia e dedicação, mas seus resultados são comprovados, e se você sofre com a ansiedade todos os dias, com certeza se sentirá melhor quando começar a utilizar essas técnicas.

  1. Controle a sua respiração

Quando uma pessoa está muito ansiosa, ela tem a sensação de que não consegue respirar, de que o ar não está chegando aos seus pulmões e de que ela vai sufocar. Esse é, obviamente, um sintoma severo da doença, mas que pode ser controlado. Para combater esse sintoma, você terá de aprender a controlar a sua respiração. A chave é desacelerar e reduzir a respiração, em vez de tentar respirar fundo. Para isso, inspire lentamente pelo nariz por cerca de 5 a 7 segundos. Em seguida, segure a respiração por cerca de 3 a 4 segundos. Então, expire lentamente pela boca, com os lábios em posição de assobio, por cerca de 7 a 9 segundos. Repita esse exercício de 10 a 20 vezes. Isso irá evitar que você sinta aquela sensação de sufocamento de que falamos.

  1. Converse com alguém

Se você sofre de ansiedade, já deve ter reparado que quando se distrai com alguma coisa os sintomas reduzem drasticamente e, em alguns casos, até desaparecem por algum tempo. Isso porque sua mente é a sua pior inimiga nesse caso. Então, procure coisas para se distrair. Uma técnica muito eficaz é a de conversar com alguém de quem você goste e em quem confie, especialmente por telefone. Conversar distrai a mente dos sintomas da ansiedade. Além do mais, amigos e familiares são de grande ajuda no processo de construção da sua autoconfiança.

ansiedade remédio

  1. Faça uma atividade aeróbica

Quando você sofre mais severamente com os sintomas da ansiedade, o seu corpo tende a ficar completamente preenchido por adrenalina. Então, é preciso descarregá-la, e a melhor forma de fazer isso é praticar atividades aeróbicas. A mais comum é a corrida. Exercícios aeróbicos eliminam hormônios do estresse que causam ansiedade. Isso porque eles deixam os músculos cansados, reduzindo o excesso de energia e tensão, além de liberar endorfina (o hormônio do prazer) no corpo, o que vai ajudar a melhorar o seu humor em geral.

  1. Faça alguma coisa que o relaxe

Você com certeza conhece as atividades que o fazem relaxar quando as realiza. Pois bem, faça-as com mais frequência. Não importa se a sua tranquilidade vem de tocar um instrumento musical, cuidar do jardim, caminhar com o seu cachorro, ouvir música ou simplesmente deitar em sua cama e não pensar em nada. Se alguma dessas coisas funcionar, crie o hábito de fazê-la rotineiramente, para evitar que a ansiedade tome conta da sua mente.

Veja Também → Estresse e a Depressão – Aprenda a Viver de Forma Mais Leve

  1. Beba chá de erva-de-são-joão

Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa erva, mas ela é uma das maneiras naturais mais eficientes de controlar a ansiedade. A erva-de-são-joão têm sido usada no tratamento da ansiedade, da depressão leve e moderada, do estômago irritado, da insônia, da retenção de líquidos e até de hemorroidas por várias décadas. No entanto, é sempre aconselhável procurar um médico antes de começar a ingerir qualquer substância, mesmo que natural, porque ela pode acabar interferindo com medicamentos que você esteja tomando por qualquer razão.

  1. Engane os seus pensamentos

A ansiedade, como sabemos, não aparece do nada. Quem sofre com esse mal sabe que quando ela vem, é porque a mente está concentrada em pensamentos negativos, os quais você não consegue controlar. Por isso,quando começar a sentir os sintomas da ansiedade, comece a se fazer algumas perguntas. Pode até preparar uma listinha e deixá-la à mão. Questione-se sobre a experiência que está tendo. Faça-se perguntas como “existe uma razão para eu acreditar que algo está errado?”, “quais são as evidências de que algo está errado?”, “será que eu estou fazendo tempestade em copo de água?”. Você pode acabar percebendo que não existem motivos realmente fortes para que você esteja se sentindo ansioso, e isso irá naturalmente acalmá-lo. Em seguida, pense em coisas positivas, como “eu estou bem, isso é apenas ansiedade e ela vai passar logo”, “eu tenho uma vida ótima e vou esperar pelo futuro sem ansiedade”, “meus pensamentos ansiosos não vão me controlar”.

ansiedade tratamento natural

  1. Ouça músicas que o deixem alegre

Pode parecer bobeira, mas cada pequena coisa que lhe trouxer prazer pode ser usada como uma poderosa arma contra a ansiedade. Assim, sua música favorita pode ter um efeito poderoso sobre o seu estado emocional. Porém, escolha também músicas que falem sobre a maneira como você gostaria de se sentir, porque elas vão promover o alto astral e o relaxamento. Já foi cientificamente comprovado que a música afeta as nossas emoções. Acredite, suas canções prediletas e aquelas que transmitem positividade vão ajudá-lo a se sentir melhor.

  1. Coloque tudo para fora

Quando estiver se sentindo ansioso, encontre um lugar em que possa ficar sozinho e “enlouqueça”. Isso mesmo. Grite para o espelho. Dê socos no travesseiro. Tire sarro de suas caretas. Divirta-se com isso, ponha para fora todas as suas emoções. Permita-se sentir como se estivesse soltando as suas emoções no ar, mesmo que você se sinta um pouco bobo. Ao fazer isso, você estará reconhecendo a sua ansiedade e afastando-a de sua vida sem necessariamente ter de travar uma luta feroz com ela. Isso o fará sentir relaxado.

ansiedade o que é

  1. Faça amor

Não, isso não é mito. A atividade sexual pode ser extremamente calmante e ajudar a melhorar uma série de condições emocionais e psicológicas degradantes. Isso porque ela libera endorfina (o hormônio do prazer) e o ajuda a se sentir mais relaxado e menos tenso. Se tiver uma pessoa especial em sua vida, alguém que entenda que você está sofrendo de ansiedade, conte com ela para lhe proporcionar algum alívio.

  1. Viva o aqui e o agora

Pode parecer banal, mas o simples fato de aprender a viver o aqui e o agora pode ter um grande impacto na sua ansiedade. Pessoas que apresentam os sintomas da ansiedade muitas vezes começam a se concentrar demais em como se sentem naquele momento e com relação às suas preocupações com o futuro. Assim, todo dia vira uma luta com a ansiedade, e as pessoas acabam não vivendo o hoje. Aprender a abraçar a ideia de que você tem ansiedade, mas que tem de viver a vida de qualquer jeito, é muito importante.