Como tratar os sintomas do estresse e a ansiedade

o que o estresse causa no corpo

É normal sentir um certo grau de estresse, mas previna-se para que ele não domine a sua vida

As gerações que nasceram depois dos anos 80 tem experimentado um fator cada dia mais presente, com o qual seus pais tiveram de lidar em escala muito menor: o estresse. Trabalhando longas jornadas, tendo mais responsabilidades sociais e muito mais conectadas com o mundo, elas têm de ficar atentas para não deixar os sintomas do estresse arruinar sua rotina.

O fato é que nós raramente encontramos tempo para fazer tudo o que precisamos: trabalhar, dar atenção à família, ter uma vida social, continuar aprendendo e se aperfeiçoando pessoal e profissionalmente, separar um tempo para o lazer, fazer atividades físicas e muito mais.

A maioria do estresse que enfrentamos vem de nossa vida profissional. A pressão e o crescente volume de trabalho nos colocam em estado de constante alerta e preocupação, e com frequência cancelamos outros compromissos “menos importantes” para trabalhar.

estresse tratamento

Mas é de extrema importância aprender a gerenciar o estresse, antes que ele domine a sua vida e provoque problemas físicos, mentais e de relacionamento. As consequências podem ser devastadoras: sentimento de fracasso e de constante ameaça, baixa autoestima, medo, ansiedade, depressão e até infarto e acidente vascular cerebral, em casos extremos.

É claro que gerenciar o estresse não é tarefa fácil, mas é possível encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e assim mantê-lo sob controle. Um dos segredos para atingir esse objetivo é aprender a priorizar. Você não precisa fazer tudo o que está em sua imensa lista de afazeres em um dia só.

Priorize o que é mais importante e trabalhe nisso. Em seguida, faça as outras coisas em ordem de importância. Você vai ver que em alguns casos pode delegar tarefas para outros colegas de trabalho ou familiares e até mesmo eliminar permanentemente alguns afazeres.

E como fazer para priorizar se tudo é importante? Comece por entender que nada é tão importante que não possa esperar. Você não é um super-homem. Por mais bobo que possa parecer, lembre-se de que é feito de carne e osso e tem sentimentos, emoções e desejos.

“é de extrema importância aprender a gerenciar o estresse, antes que ele domine a sua vida e provoque problemas físicos, mentais e de relacionamento.”

Isso o fará entender que todos temos limites. E não há nada errado nisso. Quando tentamos ultrapassar esses limites o tempo todo, nos sujeitamos a doenças físicas e mentais, além de mais estresse, até que vem a exaustão, e aí já não conseguimos fazer mais nada.

Veja Também → SwáSthya ou Método DeRose – Qual Yoga é melhor?

E como fazer para parar? Bem, essa não é uma tarefa fácil, mas o segredo está em encontrar um equilíbrio entre os deveres do trabalho e o seu tempo pessoal. Isso passa por rever o seu envolvimento emocional com todas as suas obrigações e por restabelecer uma ordem de importância de tudo o que você tem de fazer – no trabalho ou fora dele.

Comece a utilizar a sua inteligência emocional. Associe suas atividades profissionais com uma vida emocionalmente equilibrada e que inclua prazer e diversão. Adote técnicas de relaxamento durante o dia – pare por alguns minutos para fazer um alongamento, vá tomar um café e conversar com um colega de trabalho.

estresse sintomas

Tire um tempo só para você todo dia, para relaxar e pensar nas coisas que aconteceram durante o dia, sendo grato pelas positivas e refletindo sobre como pode trabalhar nas negativas. Mas sem se julgar ou se cobrar pelo que não saiu como você planejou.

Exercícios de respiração e mentalização também funcionam para ajudá-lo a entrar em um estado de equilíbrio e harmonia que irá quebrar os padrões que provocam o estresse em sua vida.

como tratar o estresse

Comece agora mesmo a retomar as rédeas de sua vida e não deixe que os sintomas do estresse e da ansiedade arruíne a sua rotina.