Crossfit: o que é, benefícios, para iniciantes, exercícios, emagrece?

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Treinamento crossfit, utilizado pela polícia norte-americana, aumenta a força e ajuda a emagrecer

Adquirir condicionamento físico e, ao mesmo tempo, ganhar músculos e perder peso. Esses são os principais resultados obtidos pelos praticantes de crossfit, treinamento criado nos Estados Unidos, onde é utilizado por policiais e agentes da SWAT, e que já se popularizou nas academias de todo o Brasil, agora o segundo país do mundo com mais praticantes da modalidade.

Com exercícios de alta intensidade realizados em curtos intervalos, o crossfit se baseia nos chamados movimentos funcionais, que ajudam seus praticantes a executar tarefas do dia a dia, como correr, levantar e agachar e levantar peso. Os resultados incluem resistência cardiovascular, respiratória e muscular, além de força, velocidade, coordenação e agilidade.

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Qualquer pessoa pode praticar o crossfit, já que a intensidade dos exercícios pode variar de acordo com o nível de condicionamento do praticante – mas é importante consultar um profissional de saúde para fazer uma avaliação física antes de começar a treinar. Também é fundamental respeitar o tempo de descanso entre as sessões, de até dois dias, dependendo da intensidade.

Alguns dos objetos utilizados na atividade são corda, bola, pneu e elástico. A grande vantagem do crossfit, além da rapidez com que ele produz resultados, é o fato de colocar o corpo em movimento sem a necessidade de uma rotina monótona, como a da musculação. Isso também proporciona um treinamento mais intenso e desafiador.

“o crossfit se baseia nos chamados movimentos funcionais, que ajudam seus praticantes a executar tarefas do dia a dia”

Mas apesar de todos esses benefícios, a razão de o crossfit ter se tornado tão popular é que ele permite o emagrecimento – e de forma rápida, especialmente se for aliado a uma dieta equilibrada e a uma mudança de hábitos alimentares. Cada 30 minutos da atividade podem levar a uma perda de até 800 calorias. Além disso, o crossfit também proporciona a perda de calorias nas 12 a 24 horas que se seguem à rotina de exercícios, se o descanso muscular for respeitado.

crossfit preçoPara começar a treinar, é importante conhecer o seu corpo e os seus limites. Uma sessão com um treinador qualificado em uma academia é a forma mais adequada de dar início à atividade, para que se possa adequar a intensidade e o volume de exercícios ao seu nível de condicionamento físico.

À medida que o praticante evolui, os treinos devem se tornar gradativamente mais pesados e com ritmo mais intenso. Os benefícios serão uma melhor qualidade de vida e, principalmente, um bom condicionamento físico – que irão, por sua vez, levar à redução do estresse, à definição e tonificação muscular e ao aumento da massa magra no corpo.

Quanto aos exercícios, o crossfit tem uma variedade muito grande de movimentos, alguns deles  comuns em outros esportes, outros específicos dessa modalidade de treino. Entre os principais exercícios estão os realizados na bicicleta ergométrica, na esteira, nos halteres, nas barras paralelas, nas argolas e com cordas e pneus.

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Repetições de séries de agachamento e levantamento de peso também fazem parte das atividades indicadas no crossfit. O ideal é fazer o treinamento de 45 minutos a 1 hora por dia, respeitando sempre os limites do corpo e o tempo de repouso, para que os músculos possam se recuperar de todo o esforço e para evitar lesões. O recomendado é treinar 3 dias e descansar 1.

o que é crossfit na academia

Se você pretende entrar em forma e emagrecer ao mesmo tempo em que condiciona o seu físico, a prática do crossfit com certeza tem muito a lhe oferecer. Por meio de levantamento de pesos, abdominais, flexão de braços, saltos e corrida, entre outras coisas, você poderá observar sua progressão e uma rápida mudança em seu corpo.