Como saber se estou com depressão

depressão sintomas

Aprender a identificar os sinais da depressão é o primeira passo para começar a se livrar da doença

Como saber se estou depressão?

A depressão, mal que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença incapacitante e que pode levar à morte por vários fatores – incluindo o suicídio. Por isso, é importante saber identificar os seus sintomas e dar início ao tratamento o mais rápido possível, para retomar o seu ritmo de vida normal.

depressão o que é

Situações difíceis, que afetam a saúde emocional, como a perda de um ente querido ou uma mudança inesperada nas condições financeiras, entre outras coisas, podem ser fatores desencadeadores da doença, mas a depressão também tem raízes genéticas.

Entre os sintomas desse mal estão a tristeza, a vontade de ficar sozinho o tempo todo, a falta de esperança de que as coisas melhorem, a diminuição no desejo sexual, o cansaço, dores inexplicadas que não respondem a tratamentos (fibromialgia), a ansiedade e a perda de memória e do apetite. A ansiedade é, na verdade, o fator principal, e também o mais fácil de se identificar.

tipos de depressao

Entre os seus sinais estão o aumento da frequência cardíaca e da tensão muscular, formigamentos nas extremidades (pés e mãos), tontura, falta de ar e dificuldade para respirar, sensação de opressão ou aperto no peito, boca seca, agitação, sensação de sufocamento e aumento da transpiração.

Embora não exista um diagnóstico preciso para a depressão, consultar um profissional de psiquiatria ou psicologia ao identificar alguns dos sinais da doença é o mais indicado. É preciso vencer o preconceito e a estigmatização do problema e entender que não há motivos para se envergonhar se você estiver sofrendo desse mal.

Se for diagnosticado com a doença, muito provavelmente você irá precisar tomar medicamentos e fazer psicoterapia. Além disso, será importante adotar a prática de exercícios físicos, já que eles aumentam a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

depressão causas

O tratamento deve envolver a família da pessoa afetada pela depressão, porque um dos fatores de recuperação é a formação de uma rede de apoio à qual se possa recorrer nos momentos mais difíceis. Também é importante entender que a recuperação pode ser demorada, porque se o paciente tiver expectativas de rápida melhora o resultado pode ser o aumento da ansiedade, o que só irá piorar o quadro.

Outra indicação para as pessoas diagnosticadas com depressão é observar quais são os fatores que desencadeiam os sintomas, como experiências desagradáveis, locais e até mesmo aromas ou cores. Com a ajuda de um profissional capacitado e por meio do tratamento adequado, o paciente irá aprender a lidar com muitas das situações que provocam e agravam o quadro ainda mais, encarando seus problemas de frente e resolvendo-os.

Veja Também → O que é ansiedade e quais os sintomas?

Entre os conselhos de especialistas para quem sofre com a depressão está a adoção de mudanças no estilo de vida (dormir bem, exercitar-se com frequência e adotar uma dieta saudável), além de práticas como a meditação, massagens e outras técnicas de relaxamento. Além disso, o cultivo de bons relacionamentos familiares e com amigos também é beneficial.

A depressão pode atingir pessoas de todas as idades e meios sociais, e é importante conhecer os seus sintomas para identificá-la se você for vítima do problema. Quanto mais cedo você saber se tem depressão, melhor, para que o tratamento se inicie o quanto antes e problemas mais graves venham a ser evitados.